terça-feira, 4 de setembro de 2012

Le Parkour: saiba mais sobre esse esporte

Pessoas escalando muros, subindo paredes ou passando rapidamente por obstáculos. Parecem cenas de um filme de ação, mas não são. É o Parkour, um esporte ainda pouco conhecido, mas já muito praticado, principalmente por jovens que são conhecidos como “traceurs”.
A técnica, nascida na França, foi criada e desenvolvida por David Belle, uma pessoa simples que acredita no deporto para a vida diária, no heroísmo e na ajuda às outras pessoas. Foi Bombeiro Sapador Parisiense, além de integrante do Exercito Francês e vencedor do campeonato Essonne de obstáculos em tempo recorde.
Le Parkour, cujo nome significa “O Percurso”, é uma técnica esportiva que permite que seus praticantes alcancem pontos aparentemente impossíveis usando saltos e velocidade.
Uma mistura de ginástica e artes marciais que encanta muitas pessoas em todo o mundo, já possui adeptos petropolitanos, entre eles Wesley Alvim e Daniel Silveira, que não escondem o amor pelo esporte que, segundo eles, é cheio de adrenalina. Eles fazem questão de falar que a prática do Parkour exige muito cuidado, pois ao contrário do que aparenta e muitos jovens acreditam, a técnica tem limites, embora estes limites sejam impostos pelo próprio praticante. “Você luta contra si mesmo.” – dizem eles, assim como diz o lema do próprio esporte: “Medo? Limites? Você pode superá-los!”
A técnica ficou mundialmente conhecida quando Sébastien Foucan, ator e praticante de Parkour, encantou com saltos, corridas e até um vôo onde ele se agarrou a um guindaste, em uma belíssima demonstração durante a abertura do filme 007 - Cassino Royale, de 2006. Depois disso, muitas pessoas ficaram motivadas a praticar o esporte.
Para quem tem muita adrenalina no sangue, gosta de aventura e quer começar no esporte, basta ir até a Catedral São Pedro de Alcantara, onde vários grupos de praticantes se reúnem para praticar essa “aventura radical”. Lá é o ponto favorito dos “traceurs”, e os encontros costumam acontecer às 19h.

Autora: Ester Grijó

Nenhum comentário:

Postar um comentário